Pessoa


"I know not what tomorrow will bring"

Efeméride alucinada de alguém que tomou para lá do presente a voz clara de Pessoa, 80 anos da sua morte, oblige sublinhar.

Impera ler Pessoa, como se o sol só fosse vosso, pois a candura de Portugal não pode ficar à mercê da livraria de Hipermercado.

Do mar dos sargaços existe um desassossego que nos exila de todos os sentidos, a adição pela sua obra coloca-nos em posição de destaque para um lugar ao sol.

A memoria deturpa, a sociedade desclassifica e o Português está pelas horas da morte, pegajoso, de “K”. 

Que maltratamos o nosso é um tormento declarado, o provincianismo de agarrar o incerto pelo certo, a busca de ser cool para não acertar na divina providência... biltres que distribuem porcaria aos nossos olhos, para a elite pornográfica ficar com os despojos.

Está espalhado por aí, na Feira da Ladra, entre os tarecos e as faianças, apregoa-se Pessoa por menos de 5 euros, o preço de uma média no Lux e um pulo para a alcofa com o vocábulo certeiro.

Que se peça condicional, entre uns tragos e um pranto, que se anuncie que o País está desperto, que o João Soares é um erro, escorreguemos da cama e contemplemos. É bom, na taberna ou na casa de chá, o conhecimento literário é orgasmo sereno e Pessoa é o cigarro no final da comunhão. 

Tentem, não dói, se não for do agrado, podem voltar ao Chagas de Freitas.

Don Filipe Tiburcio

 


2 comments :

  1. Singela homenagem a um homem que dentro de si tinha tantos, e escrito com o fervor que só quem conhece e gosta pode ter. Obrigada por partilhar.
    Carroceira

    ResponderEliminar
  2. As suas palavras são fulgor para a minha prática. É bom ser apreciado e apreciar Pessoa. O mundo ainda tem bravas pessoas e a Carroceira é uma delas :-)

    ResponderEliminar